Centro esportivo do novo campus da Universidade de Tianjin / Atelier Li Xinggang

Centro esportivo do novo campus da Universidade de Tianjin / Atelier Li Xinggang - Mais Imagens+ 24

Nankai Qu, China
  • Estrutura: Qingying Ren, Fukui Zhang, Sen Li
  • Prêmio: 2016, WAACA WA Technological Innovation Award Winner
  • Equipe De Projeto: Xinggang Li, Yinxuan Zhang, Yu Yan, Lingjie Yi, Xu Liang
  • Cidade: Nankai Qu
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Vista Noroeste. Imagem © Haiting Sun

Descrição enviada pela equipe de projeto. O centro esportivo da Universidade de Tianjin está implantado junto ao acesso norte do Campus, configurando um novo portal de acesso da universidade. Os dois principais edifícios, localizados lado a lado, abrigam o centro esportivo coberto e o centro aquático. Os programas estão conectados através de uma grande ponte em arco que entrelaça os espaços públicos de ambos edifícios e configura uma ampla praça de acesso para a universidade.

Interior Roof. Image © Terrence Zhang

Com o objetivo de atender aos vastos requisitos do programa, espaços livres e áreas úteis (dedicadas e de uso múltiplo), os edifícios do centro esportivo foram projetados de forma bastante compacta e conectados por uma rede de espaços públicos lineares (o hall de acesso, a ponte em arco e o lobby da piscina). Esta estratégia projetual, não foi concebida apenas para qualificar a atmosfera dos espaços interiores, mas também para equalizar as diferentes alturas de pé-direito e organizar o layout de forma eficiente.

Vista aérea da cobertura. Imagem © Haiting Sun

O elemento principal deste projeto consiste em um módulo estrutural básico, o qual é responsável pela organização dos espaços de maneira lógica e compreensível, proporcionando diferentes espaços e atmosferas para cada função específica. O espaço principal do centro esportivo possui uma cobertura de superfície curva configurada por seções de laje nervurada que se repetem como ondas. A pista interna de atletismo com 140 metros de comprimento está suspensa e parece flutuar em direção ao infinito. Os corredores na pista de atletismo dão vida ao edifício, e a arquitetura retribui inspirando-os em suas atividades diárias.

Interior - piscina. Imagem © Haiting Sun
Corte perspectivado
Gym Roof. Image © Terrence Zhang

A cobertura e as paredes externas foram construídas em estruturas curvas de concreto armado, arcos e abóbadas que criam uma sensação de espaço contínuo e proporcionam uma iluminação natural indireta através das altas janelas laterais. A textura tectônica do concreto aparente é revelada no interior em toda sua materialidade enquanto que no exterior a estrutura lisa do concreto parece até silenciosa, configurando um perfeito equilíbrio entre a estrutura, o espaço e a forma do edifício.

Y Shape Column. Image © Terrence Zhang

Em comparação com a arquitetura contemporânea do exagero e da arbitrariedade, este projeto explora a beleza tectônica da estrutura, configurando um espaço silencioso, singelo e rítmico.

Vista área sudoeste. Imagem © Guangyuan Zhang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:92 Weijin Rd, Nankai Qu, Tianjin Shi, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro esportivo do novo campus da Universidade de Tianjin / Atelier Li Xinggang" [Gymnasium of New Campus of Tianjin University / Atelier Li Xinggang] 10 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885091/centro-esportivo-do-novo-campus-da-universidade-de-tianjin-atelier-li-xinggang> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.